Portuguese / English

Middle East Near You

ONU suspende direitos de voto na Assembleia Geral do Irã

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, participa de uma reunião com seu homólogo russo em Moscou, em 2 de setembro de 2019 [Kirill Kudryavtsev/AFP via Getty Images]

O Irã descreveu na sexta-feira a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de suspender os direitos de voto de Teerã na Assembleia Geral da ONU devido ao seu não pagamento como “vergonhosa e inaceitável”.

Recentemente, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu a aplicação do artigo 19 da Carta da ONU, que prevê a suspensão do direito de voto de qualquer país que deixar de pagar suas dívidas nos últimos dois anos.

Teerã culpou sua incapacidade de pagar as contribuições em atraso da ONU (estimadas em US$ 16,2 milhões em fevereiro) às sanções financeiras dos EUA, reimpostas pelo ex-presidente Donald Trump em 2018, que privam o Irã de acesso ao sistema financeiro global.

LEIA: Os EUA prometem reabastecer o suprimento da Cúpula de Ferro de Israel

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou em uma mensagem a Guterres, que ele postou no Twitter na quinta-feira, que seu país rejeita a suspensão de seus direitos de voto, acrescentando: “Esta decisão é fundamentalmente falha, totalmente inaceitável e completamente injustificada”. Zarif acrescentou: “A incapacidade do Irã de cumprir sua obrigação financeira para com as Nações Unidas é causada diretamente por sanções unilaterais ilegais impostas pelos Estados Unidos”.

Zarif afirmou que a incapacidade do Irã de pagar “está além de sua vontade”, enquanto exortava a liderança da ONU a “permanecer fiel aos propósitos e princípios” da Carta da ONU e a “abster-se de qualquer decisão que traia o espírito de igualdade soberana de membros Estados e enfraquece o multilateralismo”.

Em uma carta enviada em 28 de maio ao presidente da Assembleia Geral da ONU, Guterres afirmou que cinco Estados membros estão atualmente impedidos de votar nos termos do Artigo 19 da Carta da ONU, confirmando que o Irã é obrigado a pagar cerca de US$ 16,2 milhões para recuperar seus direitos de voto.

Por outro lado, o secretário-geral da ONU enfatizou em sua carta que a Assembleia Geral da ONU poderia permitir que qualquer país proibido de votar nos termos do Artigo 19 recupere seus direitos de voto “se descobrir que o Estado membro em questão é incapaz de pagar o devido a condições fora de seu controle”.

Em resposta a uma pergunta sobre a situação atual do Irã, o porta-voz da ONU Stephane Dujarric anunciou em seu briefing diário na quinta-feira: “Temos mantido discussões muito intensas com a República Islâmica do Irã para encontrar uma maneira de eles pagarem suas dívidas”.

Dujarric explicou: “Não é por falta de tentativa nem do nosso lado nem do lado deles, mas, como sabem, o país está sujeito a uma série de sanções bilaterais, o que o torna um pouco desafiador”.

Acrescentou que, em relação a um Estado membro que se enquadre no “procedimento automático” estipulado no artigo 19, a possibilidade de recuperar seus direitos de voto é decidida pelos Estados membros da Assembleia Geral.

LEIA: Reformistas do Irã planejam coalizão para as próximas eleições presidenciais

Ásia & AméricasEUAIrãNotíciaOrganizações InternacionaisOriente Médio
Show Comments
Palestina: quatro mil anos de história